Reflexões

Reflexões

by ALISSON LOPES RIBEIRO NOGUEIRA -
Number of replies: 0

Ao estudar o conteúdo deste módulo, percebi ainda mais a importância de conhecer as legislações que orientam a educação e a inclusão. As leis não são apenas documentos formais; elas garantem direitos, orientam práticas e asseguram que todos os estudantes recebam um atendimento digno, respeitoso e adequado às suas necessidades. Ter esse conhecimento me ajuda a compreender melhor minha responsabilidade dentro da escola e a atuar de forma alinhada às normas que regem o processo educativo.

Antes deste módulo, eu já tinha uma noção básica sobre algumas legislações, como a LDB e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, mas não conhecia a profundidade de cada uma nem sua aplicação prática no cotidiano escolar. A leitura me esclareceu pontos importantes, como o papel da escola na oferta de apoios, a importância da adaptação curricular e o direito de todos à participação plena e significativa no ambiente escolar. Isso ampliou meu entendimento sobre como a inclusão vai além da presença física do estudante.

Esse conteúdo reforçou meu olhar sobre a monitoria de ensino inclusiva e me deu mais segurança para atuar. Aprendi sobre a importância da mediação sensível, do respeito às particularidades de cada aluno e da necessidade de colaborar com a equipe escolar de forma integrada. Levo deste módulo a certeza de que meu papel, embora de apoio, tem grande impacto na construção de uma educação que realmente acolhe e valoriza as diferenças.