Reflexões sobre as leituras.

Reflexões sobre as leituras.

de Paulo Vinícius Pereira de Lima -
Número de respuestas: 0

A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que regulamentam a educação e a inclusão, pois elas fornecem os fundamentos legais que orientam práticas pedagógicas, garantem direitos dos estudantes e norteiam a atuação de profissionais da educação, como monitores. Ter conhecimento dessas leis permite identificar quais adaptações e recursos são obrigatórios, como promover acessibilidade e equidade, e como agir em situações de vulnerabilidade ou exclusão. Antes deste estudo, eu já possuía conhecimento básico sobre a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, mas o módulo aprofundou minha compreensão sobre como essas normas se aplicam no cotidiano escolar e sobre a importância de sua implementação efetiva.

No contexto da monitoria de ensino inclusivo, os conteúdos estudados foram especialmente relevantes para entender como apoiar professores e alunos de forma consciente e fundamentada. Aprendi que meu papel vai além de auxiliar nas atividades; envolve colaborar para que todos os estudantes tenham acesso igualitário ao aprendizado, mediando situações, propondo adaptações e contribuindo para um ambiente educativo mais inclusivo. O módulo também trouxe reflexões sobre práticas que muitas vezes parecem inclusivas, mas que podem mascarar microexclusões, reforçando a necessidade de uma atuação crítica e consciente. Com isso, pude perceber que conhecimento legal e sensibilidade pedagógica andam juntos para promover uma educação verdadeiramente inclusiva e transformadora.