Inclusão

Inclusão

by Daniela Farias -
Number of replies: 0

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas garantem direitos, orientam deveres e asseguram que as práticas educacionais ocorram de forma ética, justa e inclusiva. No contexto da educação, as leis funcionam como um respaldo legal para que professores, monitores e a escola como um todo promovam o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, especialmente daqueles que fazem parte do público da educação inclusiva.

Antes de aprofundar os estudos, eu já sabia que a educação é um direito assegurado pela Constituição Federal e que existem leis específicas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, como a garantia do atendimento educacional especializado e da igualdade de oportunidades. No entanto, esse conhecimento era mais geral e pouco detalhado quanto às responsabilidades da escola e dos profissionais que atuam diretamente com os estudantes.

Os conteúdos estudados contribuíram significativamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois me ajudaram a compreender melhor o papel do monitor, os direitos dos alunos e as adaptações necessárias para favorecer a aprendizagem. Passei a reconhecer a importância das práticas pedagógicas inclusivas, do respeito às diferenças, do uso de estratégias adequadas e da colaboração com professores e a equipe escolar, sempre com base no que a legislação orienta.

Como aprendizado, levo uma maior consciência sobre a importância de agir de forma responsável, empática e fundamentada na lei. Compreendi que a inclusão não é apenas uma prática pedagógica, mas um compromisso legal e social, que exige formação contínua, sensibilidade e compromisso com a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e de qualidade para todos.