Inclusão

Inclusão

por Maria Kézia Junior de Brito -
Número de respostas: 0

A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações educacionais, pois são elas que garantem direitos, orientam práticas pedagógicas e asseguram a inclusão de todos os estudantes no ambiente educacional. Ter esse conhecimento permite ao monitor de ensino inclusivo atuar de forma mais segura, ética e alinhada às políticas públicas, além de possibilitar a defesa dos direitos dos alunos e a correta mediação entre estudantes, professores e a instituição.

Antes do módulo, eu já tinha uma noção básica sobre algumas leis da educação e da inclusão, como o direito à educação para todos e a necessidade de adaptações para estudantes com deficiência. No entanto, o conteúdo ampliou minha compreensão sobre a abrangência dessas legislações e sobre como elas se aplicam na prática cotidiana da escola ou instituição de ensino, mostrando que a inclusão envolve não apenas o acesso, mas também a permanência e a aprendizagem com qualidade.

Como aprendizado, levo uma visão mais clara do meu papel na monitoria de ensino inclusiva, entendendo que minha atuação deve ser pautada no respeito à diversidade, na colaboração e na promoção da autonomia dos estudantes. Os conteúdos do módulo contribuíram para que eu reconheça a legislação como uma aliada no processo educativo, fortalecendo minhas ações como mediador e apoiador da aprendizagem inclusiva.