Educação inclusiva

Educação inclusiva

por josiane Aparecida dos Santos -
Número de respostas: 0

A leitura do conteúdo deste módulo evidenciou o quanto o conhecimento das legislações é fundamental para uma atuação consciente, ética e responsável na educação inclusiva. As leis garantem direitos, orientam práticas e asseguram que os estudantes com Necessidades Educacionais Específicas tenham acesso, permanência e aprendizagem em igualdade de condições. Compreender a legislação fortalece a atuação do monitor de ensino, pois oferece respaldo legal para promover a inclusão e enfrentar situações de exclusão ou preconceito no ambiente educacional.

Antes do estudo do módulo, eu já tinha um conhecimento básico sobre as leis da educação e da inclusão, como o direito de todos à educação e a importância da escolarização inclusiva. No entanto, esse conhecimento era mais geral e pouco articulado com a prática cotidiana. Os conteúdos apresentados permitiram compreender melhor como essas leis se aplicam na Educação Profissional e Tecnológica, além de esclarecer o papel dos Institutos Federais, do NAPNE e dos profissionais envolvidos no processo de inclusão.

Como aprendizado, destaco o entendimento de que a monitoria de ensino inclusiva vai além do apoio acadêmico, envolvendo atitudes de empatia, respeito às diferenças e compromisso com a equidade. Os conteúdos contribuíram para ampliar minha sensibilidade às necessidades dos estudantes, fortalecer minha postura profissional e reforçar a importância de práticas pedagógicas inclusivas, reconhecendo cada estudante em sua singularidade e potencialidades.