Leitura

Leitura

de JOISSIANA NEVES DOS SANTOS -
Número de respuestas: 0

A leitura do conteúdo deste módulo evidenciou a importância de conhecer as legislações educacionais, especialmente aquelas voltadas à inclusão, pois elas fundamentam as práticas pedagógicas e asseguram os direitos de todos os estudantes. O domínio das leis permite que o profissional da educação atue de forma ética, consciente e comprometida, evitando práticas excludentes e fortalecendo a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Além disso, compreender a legislação contribui para a defesa dos direitos dos alunos e para a promoção de um ambiente escolar mais justo e acessível.

Antes do estudo deste módulo, eu já possuía noções básicas sobre algumas leis da educação e da inclusão, como a Constituição Federal, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão, sobretudo no que se refere ao direito à educação para pessoas com deficiência. No entanto, os conteúdos aprofundaram esse conhecimento ao apresentar de forma mais clara as responsabilidades da escola, do Estado e dos profissionais da educação, bem como os princípios que orientam a educação inclusiva na prática.

Os aprendizados adquiridos contribuíram significativamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois ampliaram minha compreensão sobre o papel do monitor como agente de apoio pedagógico e de inclusão. Passei a reconhecer com mais clareza a importância de respeitar as singularidades dos alunos, adaptar estratégias e atuar de forma colaborativa com professores e equipe escolar. Como principal aprendizado, destaco a compreensão de que a inclusão não é apenas um dever legal, mas um compromisso social e humano que deve orientar todas as práticas educativas.