Minhas considerações

Minhas considerações

de Rafaely Alves -
Número de respuestas: 0

A leitura deste módulo reforçou o quanto é fundamental conhecer as legislações que orientam a educação e a inclusão. As leis garantem direitos, definem deveres e oferecem respaldo para uma atuação ética e segura. No contexto da educação inclusiva, compreender esses dispositivos legais é essencial para assegurar que todos os estudantes tenham acesso, permanência e aprendizagem de qualidade, sem discriminação.

Antes do curso, eu já tinha um conhecimento básico sobre algumas leis, como a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão, principalmente no que diz respeito ao direito à educação. No entanto, os conteúdos aprofundaram esse entendimento e me ajudaram a perceber como essas legislações se aplicam diretamente à prática cotidiana da monitoria de ensino inclusiva.

Como aprendizado, levo uma compreensão mais clara do meu papel enquanto monitora: não apenas apoiar, mas mediar o processo de aprendizagem, respeitando as especificidades dos estudantes e contribuindo para a eliminação de barreiras. O módulo fortaleceu minha atuação, mostrando que a inclusão se constrói diariamente, com base no conhecimento legal, na sensibilidade e no compromisso com uma educação mais justa e acessível para todos.