A inclusão educacional assegura que todos os estudantes, com ou sem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou em situação de vulnerabilidade, tenham acesso, permanência e aprendizagem na escola, conforme garantido pela Constituição e pelas políticas educacionais.
Compreender a inclusão significa reconhecer que os alunos são diferentes em ritmos, capacidades, culturas e formas de aprender. A escola inclusiva valoriza essas diferenças como riqueza pedagógica, e não como problema.
O conhecimento sobre inclusão ajuda a romper barreiras atitudinais, combater o preconceito, a discriminação e promover uma convivência baseada no respeito, na empatia e na solidariedade
Compreender a inclusão capacita o professor a adaptar metodologias, estratégias e avaliações, utilizando práticas pedagógicas flexíveis que atendam às necessidades de cada estudante. A escola passa a se organizar para acolher a diversidade, oferecendo apoio pedagógico e recursos adequados.Uma escola inclusiva melhora a qualidade do ensino, pois incentiva práticas pedagógicas inovadoras, colaborativas e centradas no aluno, beneficiando toda a comunidade escolar.