Após ler o conteúdo deste módulo sobre legislações educacionais e inclusão, refleti sobre como elas formam a base ética e prática para nossa atuação como futuros educadores. Conhecer leis como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é fundamental porque elas não são apenas normas burocráticas, mas garantem o direito à equidade no ensino, orientando adaptações curriculares e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Sem esse conhecimento, corremos o risco de práticas excludentes, mesmo com boa intenção.Eu já sabia um pouco sobre a LDB e a BNCC por minhas disciplinas de Pedagogia, especialmente o artigo 28 da LDB que trata da educação especial, e a obrigatoriedade da inclusão desde a Lei 13.146/2015. Porém, o módulo aprofundou minha compreensão sobre como essas leis se conectam ao dia a dia escolar, como na elaboração de Planos Individualizados de Ensino.Esses conteúdos me ajudarão diretamente na monitoria inclusiva, pois me dão segurança para mediar entre professores e alunos, propondo estratégias baseadas em direitos legais, como o uso de Libras ou materiais acessíveis. Aprendi a valorizar a fiscalização ativa dessas leis para combater barreiras atitudinais, fortalecendo minha atuação empática e proativa no PIBID.