É importante ter conhecimento das legislações porque elas garantem direitos, orientam práticas e asseguram que a educação seja oferecida de forma justa e igualitária para todos. As leis servem como base para a construção de uma educação inclusiva, ajudando profissionais da educação a atuarem de maneira correta, ética e responsável.
Eu já tinha conhecimento básico sobre algumas leis da educação e da inclusão, como o direito ao acesso e à permanência do aluno com deficiência na escola regular. No entanto, os conteúdos estudados ampliaram minha compreensão sobre a importância da legislação na garantia de apoio, adaptações e atendimento educacional adequado.
Os conteúdos contribuíram significativamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois me ajudaram a compreender melhor o papel do monitor, a importância das adaptações pedagógicas e o respeito às individualidades dos alunos. A partir desse aprendizado, passei a agir com mais segurança, empatia e consciência dos direitos dos estudantes.
Como aprendizado, levo a importância da inclusão como prática diária, o valor do conhecimento legal para a atuação educacional e a necessidade de estar sempre buscando formação para promover uma educação mais acessível e humana para todos.