Por que é importante ter conhecimento das legislações? O que você já sabia sobre as leis da educação e da inclusão? Em quais aspectos os conteúdos lhe ajudaram na sua atuação na monitoria de ensino inclusiva? O que você tirou de aprendizado?

Por que é importante ter conhecimento das legislações? O que você já sabia sobre as leis da educação e da inclusão? Em quais aspectos os conteúdos lhe ajudaram na sua atuação na monitoria de ensino inclusiva? O que você tirou de aprendizado?

by AIRTON LIMA PEREIRA -
Number of replies: 0

A leitura do conteúdo deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações educacionais como base para uma atuação consciente, ética e comprometida com os direitos dos estudantes. As leis não apenas orientam as práticas pedagógicas, mas também garantem a efetivação do direito à educação inclusiva, assegurando acesso, permanência, participação e aprendizagem. Ter esse conhecimento fortalece a atuação do monitor de ensino inclusivo, pois oferece respaldo legal para intervir, mediar e propor estratégias que respeitem a diversidade e combatam práticas excludentes.

Antes do módulo, eu já possuía conhecimentos prévios sobre a legislação educacional e as políticas de inclusão, especialmente no que se refere à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e ao Atendimento Educacional Especializado. No entanto, os conteúdos aprofundaram minha compreensão sobre o papel das normativas na Educação Profissional e Tecnológica, ampliando minha visão sobre a responsabilidade institucional e coletiva na garantia dos direitos dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas.

Como aprendizado, destaco o fortalecimento da minha prática na monitoria de ensino inclusiva, especialmente no planejamento de ações mais alinhadas às legislações vigentes e às necessidades reais dos estudantes. O módulo contribuiu para tornar minha atuação mais segura, reflexiva e intencional, reforçando que a inclusão não é uma ação isolada, mas um compromisso legal, pedagógico e social que deve orientar todas as práticas educacionais.