Conhecimento e ação

Conhecimento e ação

por Leidiane Souza Leite -
Número de respostas: 1

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas orientam direitos, deveres e práticas que garantem a justiça, a equidade e o respeito à dignidade humana. No contexto educacional, as leis funcionam como base para a construção de uma escola democrática, assegurando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, especialmente daqueles que historicamente enfrentaram barreiras, como as pessoas com deficiência. Conhecer a legislação permite ao profissional atuar de forma consciente, ética e segura, além de possibilitar a defesa dos direitos dos alunos diante de situações de exclusão ou negligência.

Antes de aprofundar os estudos, eu já tinha algum conhecimento sobre as leis relacionadas à educação e à inclusão, como o direito à educação garantido pela Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a importância da educação inclusiva para estudantes com deficiência. Também tinha noções gerais sobre a necessidade de adaptações e do atendimento educacional especializado, mas esse conhecimento ainda era superficial e pouco articulado com a prática cotidiana.

Como aprendizado, levo a compreensão de que a inclusão não é apenas uma escolha pedagógica, mas um direito assegurado por lei. Aprendi que o conhecimento legal fortalece a prática profissional, amplia o olhar para a diversidade e contribui para uma atuação mais responsável, crítica e humanizada. Esses aprendizados impactarão diretamente minha postura na monitoria, tornando-me mais atento às necessidades dos estudantes e mais comprometido com a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva.