olá, tive uma experiencia extremamente importante no periodo da pandemia, bem no inicio eu etava iniciando o meu projeto de TCC na area da Farmacia, passei a estudar a distancia no ultimo ano da faculdade que ate então era totalmente presencial, e nesse periodo hove troca de orientadores, e coordenadores do meu curso, e foi desafiador construir um projeto em que a orientação eram por videos chamadas envios de materiais por emaisl watsapp, foi bem estressante, porem o tutor, orientador foi tão esforçado,compreencivo, paciente por ter que as vezes explicar o mesmo conteudopor varias vezes, e de ver a dedicação e o praser de ensinar, eu me dediquei ao maximo pra aproveitar o tempo que nos era proposto pra o ensino, concluindo ralizaei minha apresentação online, com uma banca ecepcional e fui aprovada. o que quero dizer é que quando ha dedicação e amor ao que se faz o resultado é simplesmente maravilhoso, então qui estou estudando agora a distancia, pois percebi que o empenho traz um resultado satisfatorio tanto quando presencialmente. Bom estudo a todos.
A disposição do tutor o mediador para o aprendizado dos alunos.
by Solange Silva Nunes -
Number of replies: 1
In reply to Solange Silva Nunes
Re: A disposição do tutor o mediador para o aprendizado dos alunos.
Olá Solange. Seu relato sobre os desafios e aprendizados vivenciados durante o ensino remoto no período da pandemia é muito relevante. Apesar das dificuldades impostas pela mudança repentina do modelo presencial para o ensino a distância, sua experiência demonstra que a dedicação do professor, aliada ao comprometimento do aluno, é determinante para o sucesso do processo de aprendizagem. A postura acolhedora, paciente e comprometida do orientador foi essencial para superar as barreiras tecnológicas e emocionais daquele momento, reforçando a importância da didática humanizada, especialmente na educação de adultos. Além disso, sua trajetória revela maturidade, autonomia e responsabilidade, características fundamentais da andragogia, mostrando que, quando há empenho, diálogo e amor pelo que se faz, o ensino a distância pode ser tão significativo e eficaz quanto o presencial. Parabéns pela conquista e pela reflexão inspiradora.