Reflexão sobre a leitura

Reflexão sobre a leitura

by Ana Paula Dias Da Cruz Teixeira -
Number of replies: 0

A leitura do conteúdo deste módulo do curso ressaltou a importância fundamental de compreender as legislações relacionadas à educação e à inclusão. O conhecimento dessas leis não apenas orienta a prática pedagógica, mas também garante que todos os alunos tenham acesso a um ambiente de aprendizado equitativo. A legislação serve como um alicerce para a construção de políticas inclusivas, permitindo que educadores e instituições se comprometam com a diversidade e a equidade no ensino.

Antes deste módulo, eu tinha um entendimento básico sobre as leis da educação e da inclusão, mas agora percebo como elas se interconectam e influenciam diretamente a prática educativa. Os conteúdos abordados me ajudaram a identificar estratégias específicas que posso aplicar na monitoria, como a adaptação de atividades e a promoção de um ambiente acolhedor para todos os alunos. Além disso, ao explorar as ciências humanas, compreendi melhor as dinâmicas sociais e culturais que impactam a inclusão, permitindo-me atuar de maneira mais consciente e eficaz na promoção de um ensino verdadeiramente inclusivo.