CONHECIMENTO

CONHECIMENTO

de RANNA HELLEN DA SILVA SANTOS LICÁ -
Número de respuestas: 0

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas orientam, normatizam e garantem direitos no âmbito educacional, especialmente no que se refere à educação inclusiva. As leis asseguram o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes, além de respaldarem a atuação dos profissionais da educação, oferecendo segurança jurídica e clareza sobre deveres, responsabilidades e limites da prática pedagógica. Para quem atua como tutora EAD, esse conhecimento é ainda mais relevante, pois o ensino a distância exige atenção redobrada às condições de acessibilidade, comunicação e adaptação dos materiais didáticos. Antes do aprofundamento nos conteúdos, eu já possuía conhecimentos prévios sobre as principais legislações da educação e da inclusão, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e as normativas que asseguram o direito das pessoas surdas à educação bilíngue, com o uso da Libras como primeira língua. Essa compreensão foi construída a partir da minha formação e da experiência profissional como tutora de alunos surdos, aliada à minha especialização em Libras, o que já me permitia reconhecer a importância do respeito às especificidades linguísticas e culturais desse público.