A leitura do conteúdo deste módulo me fez refletir sobre a importância do conhecimento das legislações, especialmente no contexto educacional e da inclusão. Compreender as leis que regem a educação é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, respeitando suas individualidades e necessidades. As legislações, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a Lei Brasileira de Inclusão, estabelecem diretrizes que promovem um ambiente escolar mais justo e equitativo, onde a diversidade é valorizada e acolhida.
Antes de estudar este módulo, já tinha uma noção básica das leis relacionadas à educação e inclusão, mas a profundidade do conteúdo me proporcionou uma nova perspectiva sobre como essas legislações se aplicam na prática. Aprendi sobre os direitos dos alunos com deficiência e a importância de adaptar metodologias e recursos para atender a todos. Essa compreensão me ajudou a refletir sobre minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, permitindo-me ser mais proativo na identificação de barreiras e na busca por soluções que favoreçam a participação de todos os estudantes. O aprendizado obtido me motivou a continuar buscando estratégias que promovam um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor.