A Importância do Conhecimento Institucional e a Essência da Inclusão

A Importância do Conhecimento Institucional e a Essência da Inclusão

de Guilherme Luiz Lessa -
Número de respuestas: 0

Olá a todos! É uma satisfação compartilhar este espaço de aprendizado.

Minha compreensão sobre a inclusão educacional foi moldada na prática, muito antes de buscar esta certificação. Como técnico em TI e músico, tive a oportunidade de atuar como voluntário no NAPNE, onde convivi com colegas com deficiência visual, autismo e limitações motoras. Essa vivência me mostrou que a inclusão vai muito além da presença em sala; trata-se de eliminar barreiras — sejam elas arquitetônicas, pedagógicas ou tecnológicas — para garantir que a equidade aconteça. Um marco dessa minha jornada foi participar de um evento do sistema DOSVOX em Bento Gonçalves (2013), onde entendi o poder transformador das tecnologias assistivas.

Sobre a importância de conhecer a instituição (neste caso, o IFRO), vejo isso como o "manual de instruções" do monitor. Para quem vem da área técnica, sabemos que não se opera um sistema sem conhecer sua arquitetura. Na monitoria inclusiva, entender o papel do NAPNE e a estrutura institucional é fundamental para saber onde buscar suporte, como encaminhar demandas específicas dos estudantes e como alinhar nossas ações às diretrizes da Rede Federal. Conhecer a casa nos permite ser mediadores mais assertivos e seguros.

Levo comigo a convicção de que o monitor é um agente de transformação que une o conhecimento técnico à sensibilidade humana para que nenhum estudante fique para trás.

Nota de transparência: Este texto foi sintetizado com o apoio de Inteligência Artificial para organizar minhas vivências práticas no NAPNE e no suporte ao DOSVOX, alinhando-as aos objetivos pedagógicos deste fórum.