Importante

Importante

de Miguel Moreira Sá -
Número de respuestas: 0

Ter conhecimento das legislações é fundamental para quem atua na educação, especialmente na área da inclusão, pois as leis garantem direitos, orientam práticas e dão segurança tanto para os profissionais quanto para os estudantes. Conhecer a legislação nos permite compreender que a inclusão não é apenas uma escolha pedagógica, mas um direito assegurado por lei. Além disso, esse conhecimento fortalece nossa atuação, pois sabemos até onde vão nossas responsabilidades e quais são os deveres da instituição de ensino na promoção de uma educação acessível e igualitária.

Antes do módulo, eu já tinha uma noção básica sobre algumas leis da educação e da inclusão, como o direito à matrícula de estudantes com deficiência na rede regular de ensino. No entanto, o conteúdo aprofundou meu entendimento sobre a importância das políticas públicas e dos mecanismos legais que garantem apoio, acessibilidade e atendimento educacional especializado. Percebi que muitas vezes conhecemos o princípio da inclusão, mas não dominamos os dispositivos legais que a sustentam.

Os conteúdos estudados contribuíram diretamente para minha atuação na monitoria de ensino inclusiva, pois ampliaram minha consciência sobre meu papel como agente facilitador da aprendizagem e da participação dos alunos. Aprendi que a inclusão vai além de adaptar atividades: envolve postura, empatia, planejamento e conhecimento técnico. Como principal aprendizado, levo a importância de agir sempre com base na legislação e na ética, garantindo que cada estudante tenha seus direitos respeitados e suas potencialidades valorizadas.