Educação Inclusiva e garantia de direitos

Educação Inclusiva e garantia de direitos

de Raquel Ramos da Silva -
Número de respuestas: 0

Ter conhecimento das legislações é fundamental para qualquer profissional da educação, especialmente para aqueles que atuam na perspectiva da educação inclusiva. As leis não apenas orientam práticas, mas asseguram direitos, delimitam deveres e fortalecem a garantia de uma educação equitativa e de qualidade para todos. Compreender o que está previsto na Constituição Federal do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) é reconhecer que a educação é um direito social garantido e que deve ser ofertado sem qualquer forma de discriminação.

Antes do módulo, eu já possuía conhecimento sobre essas legislações mais amplas, sobretudo no que diz respeito ao direito à educação e à proteção integral da criança e do adolescente. Entretanto, não imaginava que existissem leis mais específicas e direcionadas, como a Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Esse aprofundamento evidenciou o quanto o ordenamento jurídico brasileiro é estruturado para contemplar, de forma detalhada, as diferentes necessidades educacionais.

Percebo que essas leis, quando articuladas, visam não apenas assegurar o acesso das pessoas com deficiência à escola, mas também garantir condições de permanência em um ambiente que respeite suas especificidades e ritmos de aprendizagem. Trata-se de uma perspectiva que coloca o estudante no centro do processo educativo, reconhecendo-o como sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. A legislação, portanto, não se limita a determinar a matrícula; ela fundamenta práticas pedagógicas inclusivas, adaptações razoáveis, oferta de recursos de acessibilidade e formação adequada dos profissionais.

Na minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, os conteúdos estudados ampliaram minha compreensão sobre a responsabilidade ética e legal que envolve o acompanhamento dos estudantes. Passei a enxergar minha prática não apenas como um apoio pedagógico, mas como parte de uma rede de garantia de direitos. O conhecimento das leis fortalece a segurança profissional, orienta intervenções mais conscientes e contribui para a promoção de um ambiente verdadeiramente inclusivo.

Como aprendizado, levo a compreensão de que a inclusão não é um favor, mas um direito assegurado por lei. Conhecer a legislação é empoderar-se enquanto educador, é atuar com responsabilidade e compromisso social, e é contribuir para a construção de uma escola que respeite as diferenças e valorize cada estudante em sua singularidade.