A compreensão das legislações educacionais

A compreensão das legislações educacionais

by CLAUDIO JESUS DUARTE RAMIREZ -
Number of replies: 0

A compreensão das legislações educacionais e de inclusão é o que transforma a boa vontade em um direito garantido. Ao estudar este módulo, fica claro que as leis não são apenas burocracias, mas ferramentas de proteção tanto para o aluno quanto para o monitor. Antes, minha visão sobre inclusão era baseada na empatia; agora, compreendo que ela é uma obrigatoriedade institucional fundamentada na LBI (Lei Brasileira de Inclusão) e na LDB. Esse conhecimento me permite atuar com maior segurança técnica, sabendo exatamente quais são os limites e as possibilidades de adaptação curricular e de acessibilidade no cotidiano escolar. O maior aprendizado que retiro desta etapa é que a monitoria inclusiva no IFRO funciona como uma engrenagem de participação social. Os conteúdos me ajudaram a perceber que, ao dominar o embasamento legal, minha mediação torna-se mais justa e assertiva, facilitando o diálogo com docentes e famílias. Entendi que a inclusão real acontece na colaboração mútua: o monitor que conhece as leis consegue identificar barreiras invisíveis e propor soluções inovadoras. Saio deste módulo com a convicção de que a educação inclusiva é um compromisso ético que exige estudo constante para que a permanência e o êxito do estudante sejam plenamente alcançados.