Reflexões sobre as leituras

Reflexões sobre as leituras

de Karlos Eduardo Gomes dos Santos -
Número de respuestas: 0

Ter conhecimento das legislações é fundamental porque elas garantem os direitos dos estudantes e orientam a atuação dos profissionais na escola. Na educação inclusiva, não se trata de um favor, mas de um direito assegurado por leis como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei Brasileira de Inclusão. Eu já sabia que existiam normas que garantiam o acesso e a permanência dos estudantes com deficiência na escola, mas não tinha clareza sobre o quanto essas leis detalham as responsabilidades da instituição e dos profissionais envolvidos.Os conteúdos estudados contribuíram muito para minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, principalmente ao me ajudar a compreender melhor meu papel como mediador do processo de aprendizagem, respeitando as especificidades de cada estudante e promovendo sua autonomia. O principal aprendizado que levo é que inclusão não significa apenas estar na sala de aula, mas participar, aprender e se sentir pertencente ao ambiente escolar, o que exige preparo, compromisso e responsabilidade.