Olá, professores e colegas. Meu nome é Luana Maria.
No momento, não atuo como professora nem como mediadora, mas já tive a oportunidade de trabalhar como assistente administrativa em instituições que ofertam cursos na modalidade EaD, experiência que me permitiu observar, na prática, alguns desafios presentes na relação entre mediador e aluno.
A partir desse contato, percebi que a comunicação no ambiente virtual, por ser intermediada por ferramentas tecnológicas, pode gerar alguns ruídos de interpretação. Em muitas situações, emoções, dúvidas e necessidades dos alunos não são totalmente compreendidas, o que pode provocar certo desconforto ou a sensação de não ter sido plenamente ouvido. Às vezes, o aluno faz um questionamento esperando uma orientação mais específica e, quando a resposta não corresponde exatamente ao que ele precisava, pode surgir frustração para ambos os lados.
Ao mesmo tempo em que a EaD rompe barreiras geográficas e amplia o acesso à educação, também nos desafia a manter a proximidade humana no processo de aprendizagem. Por isso, trago essa reflexão a partir da minha experiência, acreditando que a mediação pedagógica tem um papel essencial para tornar o ambiente virtual mais acolhedor, acessível e significativo para o estudante.