O vídeo apresentado traz uma reflexão muito importante sobre o papel da Educação a Distância na transformação de vidas, o que dialoga diretamente com a minha realidade. Após a maternidade, passei a ter limitações em relação ao tempo e à disponibilidade para frequentar aulas presenciais, o que, por muito tempo, parecia ser um obstáculo para a continuidade dos meus estudos. Nesse contexto, o EAD surgiu como uma oportunidade essencial, pois me permitiu retomar meus sonhos e ter acesso à educação de forma flexível, respeitando minha rotina e minhas responsabilidades.
Além disso, ao abordar a andragogia e os estilos de aprendizagem, o conteúdo do vídeo me fez refletir sobre como o processo de aprendizagem na fase adulta é diferente. Hoje, enquanto adulta, percebo que consigo compreender e desenvolver melhor muitos conteúdos do que na época em que era estudante do ensino médio. Isso porque consigo relacionar o que estudo com situações práticas do meu cotidiano, tornando o aprendizado mais significativo. Diferentemente de antes, quando muitas vezes tinha dificuldade em assimilar conteúdos apenas no campo teórico, hoje consigo visualizar e aplicar o conhecimento de forma mais concreta.
Dessa forma, o vídeo não apenas apresenta conceitos teóricos, mas também evidencia a importância de considerar as particularidades do aluno adulto, valorizando suas experiências e promovendo uma aprendizagem mais eficaz e conectada com a realidade.