A leitura desse módulo me fez refletir o quanto é importante conhecer as leis na educação. Não é só algo “obrigatório”, mas algo que nos dá segurança para agir da forma certa e garantir que todos os alunos sejam respeitados. Muitas vezes a gente até acredita na inclusão, mas não sabe que ela é um direito garantido, e conhecer isso faz toda diferença na nossa postura dentro da escola.
Antes, eu já tinha uma noção sobre inclusão e sobre o direito de todos estudarem juntos, mas não conhecia tão bem as leis e nem o quanto elas amparam os alunos com necessidades educacionais específicas. Com o conteúdo, consegui entender melhor meu papel na monitoria, principalmente em ajudar, acolher e respeitar o tempo de cada aluno, sem comparações. Isso me deixou mais confiante para atuar e colaborar com o professor.
O maior aprendizado que levo é que incluir é ter empatia no dia a dia. Não basta só saber a teoria, é preciso colocar em prática com carinho, paciência e respeito. Também percebi como é importante trocar experiências com os colegas, porque cada um traz um olhar diferente e isso ajuda a gente a crescer ainda mais nessa caminhada da educação inclusiva.