Ter conhecimento das legislações educacionais é fundamental para a atuação na monitoria de ensino inclusivo, pois elas garantem os direitos dos estudantes e orientam as práticas pedagógicas dentro da escola. Documentos como a Declaração de Salamanca e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reforçam que a educação é um direito de todos, devendo ser ofertada de forma inclusiva e com qualidade. Antes do curso, eu já tinha uma noção geral sobre a importância da inclusão, mas não conhecia com profundidade os direitos garantidos por lei e como eles se aplicam na prática escolar.
Os conteúdos do módulo contribuíram para ampliar minha compreensão sobre o papel do monitor, mostrando que não se trata apenas de auxiliar, mas de atuar como mediador no processo de aprendizagem, respeitando as individualidades de cada estudante. Aprendi que a inclusão vai além da presença física em sala de aula, envolvendo participação ativa, adaptação de estratégias e trabalho em equipe com professores e outros profissionais.
Como aprendizado, levo a importância de buscar sempre mais conhecimento, agir com empatia e responsabilidade, e compreender que a inclusão é um compromisso coletivo. Esse entendimento fortalece minha atuação na monitoria, permitindo contribuir de forma mais consciente e eficaz para o desenvolvimento de todos os alunos.