Apresentação

Apresentação

de Flavio Rodrigues Insta: educ.flavio -
Número de respuestas: 0

Saudações a todos!

É um prazer integrar este grupo de estudos. Como profissional dedicado à educação inclusiva e aos processos de aprendizagem, compartilho abaixo um pouco do meu perfil e minhas metas para esta formação.

Quem sou e Atuação Profissional

Meu nome é Flávio Rodrigues da Silva. Atuo como Psicopedagogo, Neuropsicopedagogo e Assistente Terapêutico, com foco em intervenções baseadas em evidências para o desenvolvimento humano. Minha prática cotidiana é centrada no suporte a alunos com neurodivergências, buscando sempre a autonomia e a superação de barreiras pedagógicas.

Minha trajetória acadêmica foi construída para me permitir uma visão integral do aluno, analisando o processo de ensino-aprendizagem sob múltiplas perspectivas:

Sou bacharel em psicopedagogia e licenciado em História e Letras (Língua Portuguesa / LIBRAS). Atualmente, busco expandir minha atuação clínica e escolar como graduando em Terapia Ocupacional.

Expectativas para o Curso

No cenário atual, a mediação pedagógica on-line exige que o tutor domine não apenas a plataforma tecnológica, mas também a "tecnologia humana" de engajamento e acessibilidade. Minhas expectativas são:

Aprimorar a Mediação Digital: Integrar os princípios da Psicopedagogia e da Análise do Comportamento ao ambiente virtual, garantindo que o sistema de tutoria seja um facilitador real da aprendizagem.

Acessibilidade e Inclusão: Discutir como as ferramentas de tutoria on-line podem ser adaptadas para alunos com Autismo, TDAH e surdos, assegurando que o ambiente digital seja verdadeiramente democrático.

Desenvolvimento de Estratégias Tutorais: Aprender novas dinâmicas de acompanhamento e feedback que sustentem o interesse do aluno e reduzam as taxas de evasão no ensino a distância.

Estou à disposição para trocas de experiências e colaborações ao longo do curso.