Legislação, Conceitos e princípios da educação inclusiva.

Legislação, Conceitos e princípios da educação inclusiva.

por Alessandra dos Santos Mamedes Teodoro -
Número de respostas: 1

A leitura e o estudo dos conteúdos deste módulo trouxeram reflexões profundas sobre o verdadeiro papel da monitoria na educação inclusiva. Compreender as legislações vigentes não é apenas uma obrigação burocrática, mas uma ferramenta de garantia de direitos. O conhecimento técnico das leis nos dá a base necessária para defender a permanência e o sucesso do estudante com deficiência no ambiente escolar, transformando a inclusão de um conceito abstrato em uma prática diária respaldada juridicamente.

Antes de me aprofundar neste módulo, eu já tinha uma noção geral sobre a existência da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e de diretrizes na LDB que asseguram o atendimento educacional especializado. No entanto, a forma como o conteúdo foi apresentado expandiu significativamente a minha visão, mostrando como essas leis se desdobram em ações práticas que impactam diretamente a nossa rotina. O aprendizado mais marcante foi perceber que a legislação não serve para engessar o processo, mas sim para legitimar as adaptações e o suporte que oferecemos na monitoria.

Para a minha atuação prática, os conteúdos foram divisores de águas. Eles me ajudaram a alinhar a empatia e o cuidado ao rigor técnico, permitindo identificar com mais clareza quais são os limites e as reais atribuições do monitor como um facilitador da autonomia do aluno. O grande aprendizado que levo deste módulo é que uma inclusão escolar efetiva só acontece quando unimos o acolhimento humano ao embasamento legal, garantindo que o direito de aprender seja pleno e acessível para todos.

Em resposta à Alessandra dos Santos Mamedes Teodoro

Re: Legislação, Conceitos e princípios da educação inclusiva.

por Benedita Francisca Barbosa de Ávila -
Gostei quando você destaca que as leis não servem apenas como obrigação burocrática, mas como garantia de direitos e apoio para práticas mais inclusivas no dia a dia escolar.Também considero muito relevante a ideia de que o monitor deve atuar como facilitador da autonomia do estudante. Isso mostra sensibilidade, responsabilidade e compreensão do verdadeiro objetivo da inclusão: garantir participação, aprendizagem e respeito às diferenças.