A Importância da Inclusão na Monitoria

A Importância da Inclusão na Monitoria

by LUCAS MARQUES DO PRADO -
Number of replies: 0

Olá, pessoal!

Gostaria de compartilhar com vocês a minha visão sobre o papel da monitoria, especialmente neste meu início de jornada no curso de Letras, onde terei o privilégio de auxiliar alunos do Ensino Médio. Para mim, iniciar a monitoria logo no primeiro semestre é um desafio fascinante. Entendo que, para desenvolver essa atividade com excelência, o primeiro passo é mergulhar na proposta do nosso curso e na identidade da nossa instituição. Conhecer as diretrizes institucionais nos dá o norte necessário para que a nossa atuação com os estudantes do Ensino Médio não seja isolada, mas sim uma extensão viva daquilo que aprendemos na graduação. Quando dominamos a proposta do curso, conseguimos alinhar a teoria da área de Humanas com a prática pedagógica real. 

Na área de Linguagens e Humanas, a palavra tem poder de acolhimento. Por isso, enxergo a inclusão educacional como o coração dessa monitoria. No Ensino Médio, os alunos passam por uma fase de transição e escolhas importantes, e muitos enfrentam barreiras de aprendizagem ou dificuldades de inserção.

Estou muito motivado para construir essa ponte entre a nossa instituição e os alunos do Ensino Médio, transformando a monitoria em um agente de transformação e equidade!