O estudo das legislações relacionadas à educação inclusiva é fundamental para que os profissionais da educação conheçam os direitos dos estudantes e possam atuar de forma ética, responsável e alinhada às políticas públicas. Compreender documentos como a Lei Brasileira de Inclusão, a Política Nacional de Educação Especial e as normativas sobre o Atendimento Educacional Especializado permite que as ações pedagógicas sejam planejadas com maior segurança, garantindo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial.
Antes deste módulo, eu já possuía conhecimentos sobre algumas legislações devido à minha atuação na Sala de Recursos Generalista (AEE). No entanto, os conteúdos estudados ampliaram minha compreensão sobre os direitos dos estudantes, o papel do AEE, as atribuições dos profissionais envolvidos e a importância da eliminação das barreiras que dificultam a inclusão escolar. Também reforçaram a necessidade do trabalho colaborativo entre professores, equipe pedagógica, famílias e demais profissionais.
Como aprendizado, destaco a importância de fundamentar as práticas pedagógicas na legislação vigente e de compreender que a inclusão vai muito além do acesso à escola. Ela envolve garantir condições para que todos os estudantes participem efetivamente das atividades escolares, desenvolvam suas potencialidades e tenham seus direitos respeitados. Esse conhecimento contribui significativamente para minha prática profissional e fortalece meu compromisso com uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade.