Conhecer as legislações

Conhecer as legislações

de LILIENE GOMES COSTA -
Número de respuestas: 0

A leitura deste módulo reforçou para mim a importância de conhecer as legislações que orientam a educação e a inclusão, pois elas garantem direitos, orientam práticas e ajudam a dar mais segurança ao trabalho no cotidiano escolar. Compreender essas leis também nos permite atuar de forma mais consciente e responsável, respeitando as necessidades de cada estudante e contribuindo para uma escola mais justa e acolhedora.

Antes deste estudo, eu já tinha noção de algumas leis básicas da educação inclusiva, principalmente relacionadas ao direito de acesso e permanência dos estudantes na escola. No entanto, percebo que ainda havia lacunas sobre como essas normas se aplicam na prática do dia a dia e no papel da monitoria de ensino. Os conteúdos estudados me ajudaram a compreender melhor a importância do trabalho articulado com a equipe pedagógica e da atenção às diferentes formas de aprendizagem.

Como aprendizado, levo a ideia de que a inclusão não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso ético e humano. Na atuação como monitora de ensino inclusiva, esse conhecimento me ajuda a ter mais segurança nas minhas ações, a respeitar os ritmos dos estudantes e a contribuir para um ambiente escolar mais acessível, respeitoso e acolhedor para todos.