Bom dia a todos.
A inclusão é um tema amplo, pois abrange não só os que têm necessidades especiais, mas também os que sofrem alguma discriminação.
O sistema de ensino precisa passar por uma reestruturação, com o objetivo de fazer com que a escola se torne receptiva às diferenças e competente para trabalhar com todos os educandos, sem distinção de raça, classe, gênero ou característica pessoal.
Para que haja educação inclusiva é necessário o envolvimento e a participação da família, de toda comunidade escolar e a capacitação continuada dos profissionais da educação, visando construir e efetivar a prática pedagógica para lidar com diferentes níveis de desenvolvimento e aprendizagem.
Na inclusão, é a instituição de ensino que se modifica e passa a se adaptar às necessidades de cada educando, deficiente ou não. Isso leva a pensar sempre em novas estratégias: é um processo dinâmico, no qual acontecem erros e acertos, e não há uma fórmula pronta que a instituição impõe aos educandos, excluindo quem não se adapta a ela.
O primeiro passo para a “inclusão” é aceitar os educandos como eles são, é olhar o outro descobrindo suas potencialidades e aprendendo com ele.