Andragogia

Re: Andragogia

por maria de paula -
Número de respostas: 0
A pedagogia e a andragogia são abordagens importantes para o processo de ensino e aprendizagem, pois atendem públicos com necessidades diferentes. A pedagogia é voltada para crianças e jovens, com o professor atuando de forma mais orientadora na construção do conhecimento. Já a andragogia é direcionada aos adultos, valorizando suas experiências de vida, sua autonomia e a aplicação prática do que aprendem em situações do cotidiano.

Assim, a aprendizagem torna-se mais significativa quando são utilizados métodos de ensino adequados ao perfil dos estudantes. Estratégias como diálogo, troca de experiências, resolução de problemas e atividades colaborativas tornam o ensino mais dinâmico e eficaz, tanto a pedagogia quanto a andragogia contribuem para a formação de aprendizes mais participativos, críticos e preparados para aplicar o conhecimento na vida pessoal e profissional.