O tutor on-line tem um papel muito importante para ajudar os alunos a aprender e participar das atividades. Ele não apenas tira dúvidas, mas também incentiva, orienta e acompanha o desenvolvimento dos estudantes.
Achei interessante conhecer a andragogia, que mostra que os adultos aprendem de formas diferentes e trazem experiências de vida que contribuem para a aprendizagem. Por isso, é importante usar diferentes recursos e formas de interação nos cursos a distância.
Na minha opinião, um bom tutor deve ser atencioso, paciente, disponível e saber motivar os alunos. Estratégias como fóruns, mensagens de incentivo, atividades práticas e troca de experiências entre os participantes ajudam bastante a aumentar a participação nos cursos EAD.
Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre esse tema.