Discussão

Discussão

de Thais Lermen de Oliveira -
Número de respuestas: 0

A realização deste módulo fortaleceu minha percepção de que a inclusão é uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade escolar. Entendi que o monitor de ensino inclusivo desempenha um papel que vai além do acompanhamento do estudante, contribuindo para que ele participe do processo educativo de forma independente, com respeito às suas particularidades e em condições de igualdade. Também compreendi que conhecer as características das diferentes deficiências e aplicar recursos de acessibilidade são aspectos essenciais para favorecer um aprendizado mais efetivo.

Além disso, passei a compreender que grande parte das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência decorre das barreiras existentes no ambiente, sejam elas estruturais, de comunicação ou relacionadas a atitudes preconceituosas, e não da deficiência propriamente dita. Dessa forma, considero que a capacitação contínua dos profissionais da educação, o trabalho em equipe e a troca de experiências são fundamentais para fortalecer práticas inclusivas e tornar o ambiente escolar cada vez mais acessível. Estou satisfeito com o aprendizado obtido neste módulo e tenho interesse em ampliar ainda mais meus conhecimentos por meio das contribuições e vivências compartilhadas pelos colegas neste fórum.