Leitura

Leitura

por Claudio Wagner Locatelli -
Número de respostas: 0

A leitura dos conteúdos deste módulo reforçou a importância de conhecer a legislação que fundamenta a educação inclusiva, pois ela garante os direitos dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas e orienta a atuação de todos os profissionais envolvidos no processo educativo. Compreender documentos como a Constituição Federal, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais normativas permite que o monitor desenvolva suas atividades de forma ética, responsável e alinhada às políticas públicas de inclusão.

Embora eu já conhecesse alguns aspectos das leis voltadas à educação inclusiva, o módulo ampliou minha compreensão sobre a importância da monitoria como instrumento de mediação, acessibilidade e apoio ao processo de aprendizagem. O principal aprendizado foi perceber que a inclusão não depende apenas da legislação, mas também de atitudes de acolhimento, respeito às diferenças, trabalho colaborativo e compromisso com a eliminação das barreiras que dificultam a participação dos estudantes. Esse conhecimento fortalece minha atuação e contribui para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo, equitativo e democrático.