A importância de se entender o que signifca andragogia

A importância de se entender o que signifca andragogia

by joseilda maria -
Number of replies: 6

Foi muito importante compreeder o significado da  andragogia que  é uma metodologia voltada para a educação de adultos, que leva em consideração  suas experiências, necessidades e autonomia no processo de aprendizagem. Diferente da pedagogia, que se concentra no ensino de crianças, a andragogia valoriza o conhecimento prévio do adulto e incentiva a aprendizagem prática, significativa e relacionada ao seu contexto de vida e trabalho.

In reply to joseilda maria

Re: A importância de se entender o que signifca andragogia

by Desireê Nicole Feitoza dos Santos -
Concordo prezada, confesso que também não conhecia o conceito de Andragogia, mas este curso o apresentou muito bem.
In reply to Desireê Nicole Feitoza dos Santos

by Lilliann Brusaca -
Eu já tinha ouvido falar no termo Andragogia porém, o video da professora Ana Cláudia foi muito esclarecedor e fundamental para minha jornada em estudar sobre a educação, em particular sobre a educação de jovens e adultos, que é algo que gostei bastante.

by Thaynan Michelle Santos Gaspar -
Concordo com a sua colocação. A andragogia realmente nos ajuda a compreender que os adultos aprendem de forma diferente, pois trazem consigo experiências e conhecimentos que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, quando os conteúdos estão relacionados à realidade e às necessidades do dia a dia, o aprendizado se torna mais significativo e motivador. Essa abordagem é especialmente importante na Educação a Distância, pois estimula a autonomia e o protagonismo dos estudantes.

by Lavinia de Sousa Almeida Mendes -
Achei muito interessante o conceito, que não tinha tido contato até o momento. O olhar para a educação de jovens e adultos no nosso contexto é carregado de muitos desafios. Quando não relacionamos a educação com a vida e o trabalho (como bem colocou), dificilmente haverá aprendizado.

by JOSE DEIVID PRAXEDES ALVES -
Fico feliz que você tenha compreendido o significado da andragogia — e concordo com essa visão. Para mim, ela é essencial porque parte do respeito pelas histórias que cada adulto traz: experiências de vida, saberes acumulados e desafios atuais.

by Tiago Moura da Cruz -
Eu não conhecia o conceito até ver as aulas, e que legal poder compreender essas diferenças com a pedagogia