conhecimento

conhecimento

by ZADYLA LINADRA RAMOS ALBUQUERQUE -
Number of replies: 0

A leitura deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que garantem o direito à educação inclusiva. Compreender normas como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei Brasileira de Inclusão permite que a monitoria seja desenvolvida de forma mais consciente, respeitando os direitos dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas e contribuindo para um ambiente educacional mais acessível e equitativo. Antes do curso, eu conhecia algumas dessas leis de forma geral, mas não entendia tão claramente como elas orientam as práticas inclusivas no cotidiano escolar.

Os conteúdos apresentados ampliaram minha compreensão sobre o papel do monitor na promoção da inclusão, mostrando que essa atuação vai além do apoio acadêmico. Aprendi que atitudes como a empatia, a comunicação respeitosa e a adaptação de estratégias de ensino podem fazer diferença na aprendizagem e na participação dos estudantes. Esse conhecimento fortalece meu compromisso em colaborar para um ambiente acolhedor, que valorize as potencialidades de cada pessoa e promova a igualdade de oportunidades.