Ao longo deste curso, percebi que a mediação pedagógica on-line vai muito além de responder dúvidas ou corrigir atividades. Os conteúdos sobre comunicação não violenta, feedback construtivo, acompanhamento da aprendizagem, prevenção da evasão e uso dos relatórios do AVA mostraram a importância de uma atuação acolhedora, organizada e intencional, capaz de fortalecer o vínculo entre tutor e estudante. Essas reflexões me fizeram pensar em como uma comunicação respeitosa e um acompanhamento constante podem fazer diferença na permanência e no sucesso dos alunos.
Acredito que posso contribuir com os demais participantes compartilhando minhas experiências em gestão, organização de processos e educação corporativa, além de aprender com as diferentes vivências do grupo. Também considero fundamental conectar os conhecimentos estudados às nossas experiências pessoais, culturais e profissionais, pois isso amplia nossa compreensão sobre os desafios da educação a distância e nos ajuda a construir práticas de tutoria mais humanas, inclusivas e comprometidas com a aprendizagem significativa.