Conhecimento sobre legislação

Conhecimento sobre legislação

de Ana Maria Speglis Cezar -
Número de respuestas: 0

Ter conhecimento das legislações é importante porque elas garantem os direitos dos estudantes e orientam a atuação dos profissionais da educação. As leis asseguram o acesso, a permanência e a participação de todos os alunos em uma educação de qualidade, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Para quem atua como monitor de ensino, conhecer essas normas é essencial para desenvolver um trabalho ético e comprometido com a inclusão.

Antes dos estudos, eu já conhecia os princípios da educação inclusiva e sabia sobre a existência de  leis que protegiam o direito à educação das pessoas com deficiência. No entanto, os conteúdos ampliaram minha compreensão sobre a legislação e mostraram como esses direitos devem ser aplicados no cotidiano escolar. Esse aprendizado me ajudou a entender melhor o papel do monitor, a importância de identificar e reduzir barreiras à aprendizagem e a colaborar para um ambiente mais acessível, acolhedor e inclusivo. Como principal aprendizado, levo a certeza de que a inclusão é uma responsabilidade de toda a comunidade escolar e depende do compromisso de cada profissional com o respeito às diferenças e à garantia dos direitos de todos os estudantes.