Legislação

Legislação

por Renata Hoff -
Número de respostas: 0

A leitura deste módulo evidenciou a relevância de conhecer as legislações que asseguram o direito à educação inclusiva. Compreender documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é essencial para que a atuação na monitoria ocorra de maneira consciente e fundamentada, respeitando os direitos dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas e contribuindo para a construção de um ambiente educacional mais acessível, inclusivo e equitativo. Antes da realização do curso, eu possuía um conhecimento geral sobre essas legislações, porém não compreendia com clareza como seus princípios orientam as práticas inclusivas no cotidiano escolar.

Além de aprofundar meus conhecimentos sobre a legislação, os conteúdos apresentados ampliaram minha compreensão acerca do papel do monitor no processo de inclusão. Percebi que essa atuação ultrapassa o simples apoio às atividades acadêmicas, envolvendo também a promoção de relações respeitosas, o incentivo à autonomia dos estudantes e a adoção de estratégias pedagógicas que atendam às diferentes necessidades de aprendizagem. Essa reflexão fortaleceu meu compromisso com uma prática educativa mais sensível às diferenças, baseada na valorização das potencialidades de cada estudante e na promoção da igualdade de oportunidades para todos.