Compartilhando Saberes e Experiências 2

Compartilhando Saberes e Experiências 2

by Nathaly Beatrice Guimarães Bicalho -
Number of replies: 0
Com a história mostrada na curta metragem chamada "Looping" ,eu aprendi com a forma como o garoto respeitou a colega dele ,a forma como ele tentou entender o que ela gostava e não gostava pra fazer ela se sentir acolhida.
Já passei por uma experiência parecida .Eu tive um colega com TEA ,que tinha dificuldades pra se enturmar, então dei o meu melhor pra entender o que ele sentia ,por ser sua amiga e por querer que ele se sentisse ouvido e compreendido.
Eu já sabia que, infelizmente, no passado houve um histórico de termos pejorativos atribuídos às pessoas com deficiência, além da rotulação e da discriminação dessas pessoas. Foi novidade para mim conhecer as diferenças entre deficiência e transtornos específicos de aprendizagem, aprender os termos corretos e respeitosos para se referir às pessoas com deficiência e compreender melhor a evolução da visão social sobre a deficiência.
Ao conversar com uma colega com TEA, ela disse que tinha bastante dificuldade para se adaptar ao ritmo de ensino e que enfrentava dificuldades por não contar com um atendimento educacional especializado que compreendesse suas necessidades. Agora, no IFRO, ela relata receber bastante ajuda, acompanhamento e suporte, o que faz com que se sinta mais segura.
Além disso, conheço Stephen Hawking, um brilhante físico que realizou importantes estudos sobre os buracos negros e contribuiu para a compreensão do universo ,ele aos 21 anos foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA).Acredito que em sua época houve uma remoção de barreiras, pois ele teve acesso a um sintetizador de voz que o permitiu falar e explicar suas teorias tornando-se um dos cientistas mais renomados do mundo.
Por fim, com o estudo desse módulo acredito que o ambiente escolar tem que sempre permanecer atento ás necessidades dos estudantes visando atender suas necessidades, remover barreiras, realizar atendimentos educacionais especializados , garantir a acessibilidade e formar uma educação inclusiva equitativa e respeitosa. Almejo me tornar uma boa monitora de ensino com o estudo desse conteúdo. 

Bonecos representando pessoas diferentes de mãos dadas, cada boneco é de uma cor diferente, tamanhos diferentes .