Módulo 2: Legislação, Conceitos e princípios da educação inclusiva.

Módulo 2: Legislação, Conceitos e princípios da educação inclusiva.

de Michele Josiane Klesener Becker -
Número de respuestas: 0

A leitura deste módulo reforçou a importância de conhecer as legislações que garantem o direito à educação inclusiva, pois elas orientam a atuação dos profissionais e asseguram que todos os estudantes tenham acesso, permanência e oportunidades de aprendizagem em igualdade de condições. Eu já conhecia algumas leis, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Política Nacional de Educação Especial, mas o curso ampliou minha compreensão sobre sua aplicação no cotidiano escolar e sobre a responsabilidade da instituição em promover uma educação acessível.

Os conteúdos contribuíram para fortalecer minha atuação na monitoria de ensino inclusivo, mostrando a importância de respeitar as singularidades de cada estudante e de trabalhar em parceria com professores e demais profissionais da escola. Como aprendizado, levo a certeza de que a inclusão vai além do cumprimento da legislação: ela depende de atitudes, planejamento, empatia e compromisso de toda a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade para todos.