legislações educacionais

legislações educacionais

de Bruna Roberta Silva Laia -
Número de respuestas: 0

O conhecimento das legislações educacionais e das normas relacionadas à inclusão é fundamental para que a atuação na monitoria de ensino seja mais responsável, segura e consciente. Conhecer esses direitos ajuda a compreender que a inclusão não depende apenas da boa vontade das pessoas, mas é um princípio garantido legalmente e que deve estar presente nas práticas da instituição. Eu já tinha algum conhecimento sobre a LDB e sobre o direito de todos à educação, porém o conteúdo do módulo me ajudou a perceber de forma mais clara como essas legislações se relacionam diretamente com o atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas.

Durante o estudo, também compreendi melhor que o papel do monitor não se resume a auxiliar na realização das atividades. É necessário respeitar as particularidades de cada estudante, estimular sua autonomia, colaborar com a aprendizagem e buscar apoio dos setores responsáveis sempre que necessário. Esse conhecimento torna a atuação mais adequada e evita práticas que, mesmo realizadas com boa intenção, possam limitar a participação ou a independência do aluno.

Como principal aprendizado, percebo que conhecer os direitos dos estudantes é também uma forma de contribuir para que eles sejam efetivamente respeitados. A monitoria inclusiva exige empatia, responsabilidade e conhecimento, e os conteúdos deste módulo contribuíram para que eu me sinta mais preparada para atuar de maneira acolhedora e comprometida com uma educação realmente inclusiva.