Andragogia

Andragogia

by Rosa Maria Souza Marques -
Number of replies: 2

Andragogia é a ciência e a arte de orientar a aprendizagem de adultos. O termo foi popularizado pelo educador Malcolm Knowles, que destacou que os adultos aprendem de forma diferente das crianças.

O que é Andragogia?

Enquanto a Pedagogia é voltada principalmente para o ensino de crianças e adolescentes, a Andragogia considera que o adulto possui experiências de vida, autonomia e objetivos específicos para aprender.

Princípios da Andragogia

Segundo Malcolm Knowles, o adulto aprende melhor quando:

• Sabe por que precisa aprender determinado conteúdo.
  • É autônomo, participando das decisões sobre sua aprendizagem.
  • Utiliza suas experiências como base para novos conhecimentos.
  • Aprende conteúdos aplicáveis à vida real e ao trabalho.
  • Está motivado internamente, buscando crescimento pessoal e profissional.
  • Tem foco na resolução de problemas, e não apenas na memorização.

Características da aprendizagem do adulto

• Aprendizagem prática e significativa.
  • Participação ativa no processo.
  • Valorização da experiência prévia.
  • Necessidade de objetivos claros.
  • Preferência por situações reais e estudos de caso.

Papel do professor

Na Andragogia, o professor atua como facilitador da aprendizagem, orientando, incentivando a reflexão e promovendo a troca de experiências, em vez de apenas transmitir conteúdos.

In reply to Rosa Maria Souza Marques

Re: Andragogia

by Antonia Maria Santos -
Concordo com essa afirmação, pois, na Andragogia, o professor assume um papel de mediador e facilitador da aprendizagem, valorizando os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes. Essa postura torna o processo educativo mais participativo, significativo e relacionado à realidade dos alunos.
In reply to Antonia Maria Santos

Re: Andragogia

by ROSSANA MADEIRA -
Também concordo com essa ideia de que o adulto precisa ver utilidade no que está aprendendo. Quando a gente entende pra que aquilo serve, dá muito mais vontade de aprender.
Pelo menos comigo é assim, quando vejo que posso usar aquilo na prática, fico mais interessada. Quando parece algo muito distante da realidade, dá até um desânimo...
Acho que isso mostra como é importante ensinar de um jeito mais ligado ao dia a dia.