Minhas Reflexões sobre o Módulo

by Jailson Ferreira Leite -
Number of replies: 0

O conhecimento das legislações, especialmente na área da educação inclusiva, é fundamental não como um mero cumprimento de regras, mas como um alicerce ético e prático para a nossa atuação. Compreender leis como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), o Estatuto da Pessoa com Deficiência e as diretrizes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos tira da condição de "fazer o bem" por intuição ou boa vontade e nos coloca no patamar de garantidores de direitos. Isso é crucial porque transforma a inclusão de um ideal subjetivo em um compromisso objetivo do Estado e de todos os educadores, assegurando que nenhum aluno seja excluído do processo de aprendizagem por falta de estrutura, formação ou vontade política. É a lei que dá força e respaldo para cobrar condições adequadas e para planejar práticas pedagógicas verdadeiramente acessíveis.

Antes deste módulo, eu já possuía um conhecimento geral sobre a existência dessas leis e a importância da inclusão, mas via-as, por vezes, como diretrizes distantes da sala de aula. O conteúdo, no entanto, me ajudou a conectar a teoria à prática de forma muito mais concreta para a monitoria. Aprendi que a minha função vai além de tirar dúvidas; é também a de observar e identificar barreiras de aprendizagem (atitudinais, pedagógicas, comunicacionais) e propor adaptações com base no que a legislação preconiza. Por exemplo, entendi melhor como posso colaborar com o professor na elaboração de materiais em formatos acessíveis ou na aplicação de estratégias de ensino que respeitem os diferentes tempos e estilos de aprendizagem, sempre com o respaldo de que isso não é um "favor", mas um direito do estudante. O maior aprendizado que tiro é a certeza de que a monitoria inclusiva é um espaço privilegiado para a efetivação da lei no dia a dia, e que meu papel é ser um agente ativo nesse processo, ouvindo atentamente as necessidades de cada aluno e adaptando minha mediação para que todos possam, de fato, aprender e participar.