Reflexão sobre as legislações da educação inclusiva

Reflexão sobre as legislações da educação inclusiva

by Rayane Macedo -
Number of replies: 0

Ter conhecimento das legislações que garantem o direito à educação e à inclusão é fundamental para que possamos atuar de forma responsável e comprometida com os estudantes. As leis orientam a prática pedagógica e asseguram que todos tenham acesso, permanência e participação no ambiente escolar, respeitando suas necessidades e potencialidades. Antes deste módulo, eu já conhecia algumas normas relacionadas à educação inclusiva, mas não compreendia com tanta clareza a abrangência dos direitos garantidos aos estudantes.

Os conteúdos estudados contribuíram para ampliar minha compreensão sobre o papel do monitor e da equipe escolar na promoção de uma educação inclusiva. Passei a entender melhor que a inclusão vai além de oferecer apoio em sala de aula, envolvendo também a eliminação de barreiras e a garantia de condições para que todos possam aprender. Como aprendizado, levo a importância de conhecer a legislação para fundamentar minha prática, agir com mais segurança e contribuir para a construção de uma escola mais acolhedora, acessível e comprometida com a aprendizagem de todos.