A Legislação como Base para uma Educação Inclusiva

A Legislação como Base para uma Educação Inclusiva

by Ana Claudia Silva Monteiro Gonçalves -
Number of replies: 0

Estudar as leis relacionadas à educação inclusiva me fez perceber o quanto elas são importantes para garantir que todos os estudantes tenham seus direitos respeitados dentro da escola. Essas legislações servem como base para que a inclusão aconteça de forma efetiva, orientando as ações dos profissionais da educação e assegurando um ambiente mais justo e igualitário para todos. Antes de realizar este estudo, eu conhecia apenas alguns aspectos sobre inclusão escolar, mas não tinha dimensão da quantidade de direitos assegurados às pessoas com deficiência nem da responsabilidade da escola em promover uma educação acessível. Os conteúdos apresentados contribuíram para ampliar minha visão sobre o papel do monitor de ensino inclusivo, mostrando que sua atuação vai muito além do acompanhamento do aluno, envolvendo apoio à participação, à aprendizagem e ao desenvolvimento da autonomia.

Como aprendizado, compreendi que uma prática inclusiva depende tanto do conhecimento da legislação quanto da postura dos profissionais envolvidos. Esse conhecimento proporciona mais segurança para agir diante das diferentes situações do cotidiano escolar e reforça a importância de construir um ambiente acolhedor, respeitoso e capaz de atender às necessidades de cada estudante.