Reflexões sobre as leituras.

Reflexões sobre as leituras.

de Klédson Pereira Gomes -
Número de respuestas: 0

A leitura deste módulo ampliou minha compreensão sobre a importância de conhecer as legislações relacionadas à educação e à inclusão. As leis garantem direitos, orientam as práticas educacionais e ajudam a assegurar que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, com respeito às suas diferenças e necessidades. Eu já conhecia algumas leis, como a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão, mas o módulo possibilitou aprofundar meus conhecimentos sobre sua aplicação no cotidiano escolar.

Os conteúdos também contribuíram para minha atuação como monitor de ensino inclusivo, mostrando que é necessário conhecer os direitos dos estudantes para oferecer um atendimento mais adequado, respeitoso e humanizado. Aprendi que a inclusão vai além de garantir a matrícula do estudante: é preciso promover sua participação, aprendizagem, autonomia e acessibilidade. Dessa forma, o módulo reforçou a importância do diálogo, da empatia e do trabalho conjunto entre monitor, professores, família e demais profissionais da instituição.