A leitura deste módulo ampliou minha compreensão sobre a importância de conhecer as legislações relacionadas à educação e à inclusão. As leis são fundamentais para garantir os direitos dos estudantes e orientar as instituições de ensino na construção de uma educação mais justa, acessível e inclusiva. Eu já tinha algum conhecimento sobre os direitos relacionados à educação inclusiva, mas o conteúdo me ajudou a compreender melhor a responsabilidade da escola e dos profissionais na garantia desses direitos.
Os conteúdos também contribuíram para minha atuação como monitora de ensino inclusivo, mostrando que meu trabalho vai além de auxiliar nas atividades escolares. É importante respeitar as diferenças, compreender as necessidades de cada estudante, estimular sua autonomia e colaborar com os demais profissionais da escola. Como aprendizado, levo a importância de atuar com responsabilidade, respeito, empatia e conhecimento, contribuindo para que todos tenham oportunidades de aprender e participar do ambiente escolar.