Compreender o arcabouço legal da educação inclusiva

Compreender o arcabouço legal da educação inclusiva

de Nataly de Jesus santos -
Número de respuestas: 0
Olá, colegas e equipe do curso! Gostaria de compartilhar minhas reflexões sobre as leituras deste módulo, que trouxeram luz a aspectos fundamentais para a nossa prática. Compreender o arcabouço legal da educação inclusiva é o que transforma a nossa atuação de uma postura puramente solidária para uma prática de garantia de direitos. Antes do curso, eu já tinha conhecimento sobre a existência da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e das diretrizes gerais de acessibilidade, mas entender como essas leis se aplicam especificamente à especificidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao cotidiano dos Institutos Federais foi um grande divisor de águas.
Os conteúdos foram essenciais para delimitar e respaldar minha atuação na monitoria. Eles me ajudaram a perceber que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as adaptações curriculares não são privilégios, mas sim ferramentas de equidade asseguradas por lei. Saber disso me dá muito mais segurança técnica e ética para propor, junto aos docentes e ao NAPNE, mediações pedagógicas que respeitem o ritmo da pessoa estudante sem descaracterizar a formação profissional. O maior aprendizado que carrego deste módulo é que a legislação não deve ser vista como uma obrigação burocrática, mas sim como a base norteadora para construirmos espaços formativos genuinamente democráticos e acessíveis a todas e todos.